terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Outubro Rosa "


Cristo ,RJ

Monumento às Bandeiras, SP

Outubro é o mês mundial na luta contra o câncer de mama....

Surgiu na Califórnia há mais de dez anos, o Outubro Rosa , mês escolhido para fazer ações e divulgações que conscientizem e mobilizem a sociedade para o combate à doença.No Brasil, durante todo esse mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e para alertar um tipo de câncer de mama pouco conhecido, o HER2 positivo O diagnóstico deste tipo de câncer é importante, pois além de ser mais agressivo, o HER2 requer tratamento específico.


Memorial JK, Brasília

Ópera de Arame, Curitiba

Prevenir...
Uma nova Lei Federal agrante a realização da mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), para todas as mulheres a partir dos 40 anos.


Palácio Piratini, Porto Alegre

Dicas...

Não fume;
Controle seu peso;
Pratique atividades físicas, os exercícios previnem em qualquer idade;
Tenha uma boa alimentação rica em verduras e frutas;
Amamente: a amamentação pode diminuir a incidência de Câncer de Mama em 30% das mulheres, mesmo naquelas em que o fator genético é muito forte;
Evite bebidas alcóolicas em excesso, porque o consumo em quantidade elevada aumenta o nível de estrógeno circulante, o que facilita o aparecimento de células cancerígenas.

Características...

O câncer de mama não dói. Ele é duro e indolor. Por isso, muitas vezes, as pessoas deixam de procurar um médico. Sente caroço, mas como não dói, acreditam que não é nada. O câncer de mama só dói quando o estágio já é bastante avançado. Por isso, fique atenta.

Nenhum comentário: